Glosario

Glosario

A
B
C
D
E
F
H
L
O
P
Q
R
S
T
V
Beirado

Beira no final da vertente saliente da parte exterior, executada com peças acessórias, capa e bica.

Beiral

Beira no final da vertente saliente da parte exterior, executada com a própria telha

Acção do gelo

Refere-se à fadiga causada nas peças por sucessivos ciclos de congelamento - descongelamento.

Acessórios (de telhado)

Peças complementares à execução de um telhado.

Caleira / Laró

Peça côncava aberta, tipicamente em metal, por onde correm líquidos, colocada na horizontal em beirais com a finali- dade de conduzir a água da chuva, evitando assim infiltrações.

Distância entre ripas ou bitola

Comprimento da parte exposta da telha ou acessório coordenado, medido longitudinalmente.

Engobe

Revestimento final mate de base argilosa, permeável ou impermeável, ou o material que permite obter esse efeito.

Estanquidade

Neste contexto, traduz a capacidade da cobertura impedir completamente a entrada de água. Impõe a avaliação da impermeabilidade do material cerâmico e o recobrimento total do telhado, aliados a uma correcta inclinação do mesmo. O mais desfavorável para a estanquidade do telhado, corresponde à acção conjunta da chuva e do vento, que pode provocar movimentos ascendentes da água no telhado.

Exigências funcionais da cobertura

Critérios mínimos que uma cobertura deve satisfazer. A boa funcionalidade de qualquer cobertura depende de três factores principais: uma concepção geral correcta em fase do projecto, um bom desempenho individual das peças cerâmicas e a sua correcta aplicação no telhado.

Extrusão

Processo de produção.

Perfis transversais

Este termo aplica-se à telha canudo e refere-se à largura dos bordos internos das mesmas.

Perne de apoio

Relevo na parte inferior da telha ou acessório que permite a fixação desta sobre a estrutura de suporte, geralmente constituído por ripas.

Desvão

Espaço livre por baixo da pendente/vertente.

Fendas

Defeito de estrutura consistindo numa racha com um traçado mais ou menos regular, afectando toda a espessura do produto, visível a olho nu.

Fissura

Fenda com um traçado mais ou menos regular, mas que não afecta toda a espessura do produto.

Fixação das telhas

Utilização de pregos, parafusos, ganchos metálicos ou outros mecanismos auxiliares da fixação das peças que impeça a sua deslocação, por exemplo por acção do vento.

Fractura

Defeito de estrutura consistindo numa separação do produto em dois ou mais fragmentos.

Higroscopicidade

Propriedade dos materiais que traduz a sua capacidade de absorver água. Os materiais cerâmicos são menos higroscópios do que o betão e argamassa.

Lascado

Defeito de superfície de dimensão media superior a 7mm, consistindo numa fracção de material, separada do corpo cerâmico, na parte visível do produto.

Orifício de fixação

Orifício aberto, ou facilmente perfurado sem degradação do produto, destinado a permitir a fixação deste sobre a estrutura de suporte.

Passo da telha

Bitola ou distância entre ripas

PDM

Plano Director Municipal.

Pendente

Ou vertente, ou água: qualquer superfície plana de uma cobertura inclinada.

Pré-furo

Orifício de fixação que não está completamente perfurado.

Produtos de construção

Produtos destinados a serem incorporados ou aplicados de forma permanente, nos empreendimentos de construção.

Quebra

Igual a fractura.

Recobrimento

dos elementos constituintes (telhas e acessórios).

Sobreposição recomendada

Comprimento da telha que deve sobrepor a outra telha seguinte

Argila

Formada através da desagregação de rochas feldespáticas que quando molhada se torna moldável. A argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens. Pode apresentar-se nas cores branca, vermelha, cinzenta e castanha. A argila é composta principalmente por silicatos de alumina hidratados - Al2O3 · 2 SiO2 · 2 H2O , tem baixa cristalinidade e diminutas dimensões (partículas menores que 2 µm de diâmetro). Mineralogicamente, os seus principais componentes são o quartzo, ilite, caulinite, anatase, hematite e feldspatos.

Outeiro da Cabeça

Aldeia localizada a 18 Km do concelho de Torres Vedras. Abrange uma área de 5,7 Km2 e tem uma população de 932 habitantes. As principais actividades económicas desenvolvidas são a indústria cerâmica de barro vermelho (telhas e tijolos) e a agricultura.

Rectilinearidade

Para as telhas planas ou telhas de encaixe, a rectilinearidade é dada pelo desvio relativo a uma linha recta, medido no bordo da telha, tanto longitudinalmente, como transversalmente. Para telhas de canudo, a rectilinearidade é dada pelo desvio relativo a uma linha recta, medido ao longo da geratriz situada no fundo da concavidade da telha.

Resistência mecânica à flexão

O ensaio consiste em aplicar uma força de forma progressiva sobre a telha, até que esta se parta. O valor registado no momento da ruptura é a resistência á flexão dessa telha.

Ripa

Peça da estrutura secundária da cobertura disposta perpendicularmente à linha de maior declive da vertente, em que se apoiam os elementos do revestimento.

Tonalidade

Variação de tom dentro de uma mesma cor ou dentro de diferentes cores num mesmo fabrico.

Ventilação

Processo de circulação do ar.

Vertentes

Zona de aplicação do laró.

Telhas cerâmicas

Produtos para colocação descontínua sobre telhados inclinados e para revestimentos de paredes, que são fabricados por conformação (extrusão e /ou prensagem), secagem e cozedura da argila preparada, com ou sem aditivos.

Ventilação da face inferior da telha

Também denominada micro–ventilação, é a circulação do ar junto à face inferior da telha. Contribui para a secagem da água da chuva absorvida, para a eliminação do vapor de água produzido no interior e que poderia condensar na face inferior da telha e para assegurar a melhor conservação do ripado quando este é de madeira. Também contribui para a resistência da telha sob a acção do gelo.

Introducción

Torreense es un nombre de referencia en la industria cerámica portuguesa, sobresaliendo especialmente  nuestra fuerte presencia en el mercado de la cerámica estructural.

Desde 1928 nos mantenemos fieles al designio fundacional de proporcionar soluciones cerámicas de calidad para la construcción, por lo que a lo largo de los últimos 80 años hemos diversificado nuestras actividades y actualmente ofrecemos una amplia gama de productos:

  • Cubiertas: tejas y accesorios de tejado.
  • Albañilería: Ladrillo agujereado y bovedilla.
  • Acabado: pavimento y ladrillo cara vista.
  • Saneamiento: caños de gres.

Con capitales totalmente nacionales, disponemos de 5 unidades productivas que en su conjunto transforman anualmente 400.000 toneladas de arcilla en productos eficientes, duraderos y económicos, fieles a las preferencias tradicionales y abiertos a las nuevas expresiones arquitectónicas.

En estas páginas podrá conocer de manera estructurada y profunda nuestra gama de productos así como también un conjunto de información técnica muy útil para los profesionales.

Contactos

Rua da Fábrica
2565-601 Outeiro da Cabeça
Torres Vedras – Portugal

GPS: N39 19.091 W9 18.343

Teléfono: +351 261 921 102
Fax: +351 921 261 469
geral@ceramicatorreense.pt

Sugerencias / Pedido de Información

* Campos obligatorios

Compartir Facebook / Twitter / E-mail