A telha de canudo não é uma telha de encaixe. Trata-se de uma telha muito simples, que devido exactamente a essa simplicidade obriga a especiais atenções na aplicação.

Actualmente, a telha de canudo é aplicada directamente, na maioria dos casos, sobre uma sub-telha. Desta forma, a estanquidade da cobertura é quase absoluta. No entanto, a aplicação da telha deve respeitar alguns aspectos:

  • Ventilação da face inferior da telha, pelas razões enunciadas na secção sobre Ventilação das Coberturas;
  • Aplicação respeitando a sobreposição recomendada (ver ponto anterior);
  • Fixação das telhas se inclinação > 30%.

Não sendo aplicada sobre uma sub-telha, pode ser assente sobre suporte descontínuo ou contínuo (laje inclinada). A aplicação inicia-se pelas telhas inferiores (canais); segundo a forma da pendente pode ser mais conveniente colocar a fila do meio em vez da fila da extremidade direita, conforme ilustra a figura seguinte:

canudo-camas

A colocação das capas é efectuada segundo o esquema apresentado na figura seguinte: aplicação das telhas da direita para a esquerda e de baixo para cima.

canudo-assentamento

Este é o modo mais adequado de proceder, permitindo ligeiros ajustes e ao mesmo tempo perceber como se irá desenvolver a cobertura A aplicação da telha desta forma facilita o alinhamento das várias fiadas, segundo se desenvolve a cobertura.


O alinhamento das fiadas de telha faz-se pelo meio do canudo e não pelo bordo do canudo, conforme se pode verificar pelo esquema seguinte:

canudo-alinhamento

De referir que no desenvolvimento de pendentes superiores a 150% e/ou com exposições a ventos fortes, as telhas devem ser fixas ao ripado, numa proporção de 1 telha em cada 4. Se a pendente apresentar valores superiores a 300%, então, todas as telhas devem ser fixas.

A fixação como já foi referido, pode ser feita com grampos, parafusos auto roscantes ou prego galvanizado. A fixação com grampos é feita conforme ilustra a figura:

canudo-grampo

Nota: a fixação com parafuso ou prego necessita que a telha tenha um pré-furo, que normalmente a telha de Torreense Canudo não tem.